domingo, 21 de junho de 2009

BIOIMPEDÂNCIA OU IMPEDÂNCIA BIO-ELÉTRICA



É um método muito utilizado em academias, clubes e consultórios para avaliar a composição corporal de gordura. Ela utiliza um aparelho que consegue medir a gordura do corpo através de uma corrente elétrica de baixa intensidade, que é imperceptível. Quanto maior a quantidade de água contida em um órgão, mais facilmente a corrente irá passar.

Assim, como a gordura possui pouca água, a corrente sofrerá uma resistência maior nos órgãos que têm mais gordura, ocasionando uma corrente mais lenta. Desta maneira, é feito o registro da corrente elétrica de acordo com a quantidade de água e de gordura presentes no corpo. Para fazer essa avaliação, dois eletrodos são colocados nos braços e dois nos pés.




Além disso, o avaliado não pode tomar diuréticos nos 7 dias antecedentes e deve urinar e permanecer em repouso alguns minutos antes da avaliação, para não interferir nos resultados. Mais alguns detalhes: todos os acessórios de metal (brincos e pulseiras) devem ser retirados; gestantes e portadores de marcapasso não podem passar por esta avaliação. Qualquer falha antes ou durante o teste pode levar a um resultado alterado, portanto, a atenção deve ser redobrada.



MAIS INFORMAÇÕES:

  • Este sistema consiste na passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade (500 a 800 µÄ) e de alta freqüência (50 kHz) através do corpo, sendo esta corrente imperceptível.
  • Os tecidos magros (sem gordura), são altamente condutores por conterem grande quantidade de água e eletrólitos, sendo portanto um meio de baixa resistência elétrica.
  • Gordura e ossos são maus condutores, oferecendo maior resistência elétrica.
  • A impedância corporal é a resistência corporal a passagem de uma corrente elétrica, sendo a unidade de medida da mesma feita em Ohms (Ω).
  • Quanto maior a quantidade de água contida no corpo, mais facilmente a corrente elétrica irá passar.
  • Para fazer essa avaliação, o examinado deve deitar calmamente de costas e não fazer movimentos durante o teste. Dois eletrodos do tipo “adesivo” são colocados no punho e dois no tornozelo, em um dos lados do corpo. Os pontos de localização dos eletrodos devem ser desengordurados (com álcool). Os membros superiores não podem tocar o tronco e os membros inferiores não podem estar encostados.

Alguns outros cuidados devem ser tomados para que o resultado de bioimpedância elétrica seja perfeito:



Uma boa hidratação é fundamental para um bom teste. Para isto, recomenda-se:


Ingerir pelo menos 2 litros de líquido (aproximadamente 8 copos) no dia anterior ao teste.

Não ingerir bebidas alcoólicas e café nas 12 horas que antecedem o exame.

Não realizar exercícios físicos ou sauna nas 8 horas que antecedem o exame.

Evitar o uso de medicamentos diuréticos no dia anterior ao teste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário