domingo, 21 de junho de 2009

SOMATÓRIA DE DOBRAS CUTÂNEAS

Considerando que as equações preditivas são específicas para os grupos utilizados para sua elaboração, nem sempre é possível encontrar uma equação que seja válida para o indivíduo ou grupo que se pretende avaliar.
Assim, para evitar os erros associados à escolha de equações inadequadas, pode-se utilizar os valores absolutos das dobras cutâneas individuais ou em somatórias de grupos de dobras, que podem ser comparados longitudinalmente ou a padrões estabelecidos e fornecer um indicativo da quantidade de gordura corporal, sem a necessidade de se recorrer às equações preditivas.
A utilização dos valores individuais das dobras cutâneas permite verificar o comportamento da distribuição da gordura corporal, verificando se o indivíduo acumula mais gordura na região central ou nos membros, por exemplo.
Além disso, com reavaliações periódicas é possível verificar como se comporta a redução das espessuras das dobras cutâneas em decorrência de programas de exercícios ou dietas. Comparações longitudinais também podem ser realizadas com somatórias de dobras cutâneas, pois a redução de uma somatória é um bom indicativo da redução de gordura corporal.
A principal dificuldade de utilização de somatória de dobras cutâneas é a escassez de valores normativos com os quais se possa comparar os resultados da avaliação para fornecer uma interpretação adequada ao avaliado, já na primeira avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário